Resumo Acadêmico Informativo: "O mercado negro das monografias"



Autores: Ana Carolina Amend Lopes Gonçalves; Anderson Carvalho; Silvia Maria C. ; Mariano; Talita Sato Pelicini

Resumo Acadêmico Informativo: "O mercado negro das monografias"

CZELUSNIAK, Adriana. O Mercado Negro das Monografias. Curitiba: Gazeta do Povo, 2012. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/nocampus/conteudo.phtml?id=1239339> . Acesso em: 30. abr. 2015

A jornalista Adriana Czelusniak, em sua reportagem "O Mercado Negro das Monografias", publicada no jornal Gazeta do Povo, fala a respeito do plágio acadêmico e das suas consequências. Segundo Czelusniak, hoje facilmente encontram-se anúncios de venda de trabalhos acadêmicos inéditos, tanto na internet quanto nos murais das faculdades. Tal praticidade e facilidade têm atraído muitos estudantes, já que o contratante recebe todo o conteúdo do trabalho e apresentação em seu email. Entretanto, Czelusniak adverte que o trabalho acadêmico reflete o conhecimento adquirido pelo estudante. Assim, tal prática, além de ser prejudicial ao próprio aluno, também constitui crime. A jornalista explica que fica caracterizado crime de plágio no caso do trabalho conter trechos de outros autores sem a devida citação. Assim sendo, o aluno que contratar uma pessoa que plagiou alguma obra, será ele o responsabilizado. E na eventualidade do autor processar o estudante em virtude do plágio, não será possível alegar que o trabalho foi feito por um terceiro, diz Czelusniak. Ela ainda evidencia que plagiar é um hábito que diversos acadêmicos adquirem na escola, ao copiar textos de outros autores sem fazer as devidas citações e referências, em muito devido ao acompanhamento inadequado dos professores. A jornalista dá destaque ao relato do doutor em Educação, Joe Garcia, o qual diz que mesmo entre alunos de doutorado, muitos não sabem formatar textos adequadamente ou utilizar as normas técnicas. Czelusniak reporta que Garcia atribui às universidades o dever de oferecer livros que tratem da aplicação de tais normas, bem como acompanhar o aprendizado do acadêmico. A autora complementa que, segundo Garcia, quando o professor orienta o aluno no desenvolvimento de um trabalho, o educador tem total capacidade de constatar a autoria da obra. A jornalista Czelusniak evidencia também que, na opinião do doutor Joe Garcia, o fato do aluno não saber utilizar corretamente e plenamente as normas científicas pode ser um dos principais fatores que contribuem para que o acadêmico recorra ao plágio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Pivete”

RESENHA CRÍTICA: DIANTE DA LEI (FRANZ KAFKA) 3

Fichamento informativo “Pré-socráticos: físicos e sofistas”