Resumo Acadêmico Informativo: "O mercado negro das monografias"
Autores:
Ana Carolina Amend Lopes Gonçalves; Anderson Carvalho; Silvia Maria C. ; Mariano;
Talita Sato Pelicini
Resumo Acadêmico Informativo: "O mercado negro
das monografias"
CZELUSNIAK, Adriana.
O Mercado Negro das Monografias. Curitiba: Gazeta do Povo, 2012. Disponível
em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/nocampus/conteudo.phtml?id=1239339>
. Acesso em: 30. abr. 2015
A jornalista Adriana Czelusniak, em sua reportagem
"O Mercado Negro das Monografias", publicada no jornal Gazeta do
Povo, fala a respeito do plágio acadêmico e das suas consequências. Segundo
Czelusniak, hoje facilmente encontram-se anúncios de venda de trabalhos
acadêmicos inéditos, tanto na internet quanto nos murais das faculdades. Tal
praticidade e facilidade têm atraído muitos estudantes, já que o contratante
recebe todo o conteúdo do trabalho e apresentação em seu email. Entretanto,
Czelusniak adverte que o trabalho acadêmico reflete o conhecimento adquirido
pelo estudante. Assim, tal prática, além de ser prejudicial ao próprio aluno,
também constitui crime. A jornalista explica que fica caracterizado crime de
plágio no caso do trabalho conter trechos de outros autores sem a devida citação.
Assim sendo, o aluno que contratar uma pessoa que plagiou alguma obra, será ele
o responsabilizado. E na eventualidade do autor processar o estudante em
virtude do plágio, não será possível alegar que o trabalho foi feito por um
terceiro, diz Czelusniak. Ela ainda evidencia que plagiar é um hábito que
diversos acadêmicos adquirem na escola, ao copiar textos de outros autores sem
fazer as devidas citações e referências, em muito devido ao acompanhamento
inadequado dos professores. A jornalista dá destaque ao relato do doutor em
Educação, Joe Garcia, o qual diz que mesmo entre alunos de doutorado, muitos
não sabem formatar textos adequadamente ou utilizar as normas técnicas.
Czelusniak reporta que Garcia atribui às universidades o dever de oferecer livros
que tratem da aplicação de tais normas, bem como acompanhar o aprendizado do
acadêmico. A autora complementa que, segundo Garcia, quando o professor orienta
o aluno no desenvolvimento de um trabalho, o educador tem total capacidade de
constatar a autoria da obra. A jornalista Czelusniak evidencia também que, na
opinião do doutor Joe Garcia, o fato do aluno não saber utilizar corretamente e
plenamente as normas científicas pode ser um dos principais fatores que
contribuem para que o acadêmico recorra ao plágio.
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