Resumo acadêmico informativo: “Exame de Ordem: a sua importância para a defesa da sociedade e da advocacia de qualidade”




Aluno: Willian José Alexandre
Resumo acadêmico informativo: “Exame de Ordem: a sua importância para a defesa da sociedade e da advocacia de qualidade”

NORONHA, Jose Augusto Araújo de. Exame de Ordem: a sua importância para a defesa da sociedade e da advocacia de qualidade. Gazeta do Povo. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-e-direito/colunistas/jose-augusto-araujo-de-noronha/exame-de-ordem-a-sua-importancia-para-a-defesa-da-sociedade-e-da-advocacia-de-qualidade-6tjrapkvbol5opol9wjyunbdm. Acesso em: 03 jun.2015.

O artigo intitulado “Exame de Ordem: a sua importância para a defesa da sociedade e da advocacia de qualidade”, de José Augusto Araújo de Noronha, que é advogado e presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Paraná, defende a prática do Exame de Ordem aplicado pela OAB como uma forma de averiguar o conhecimento e a capacidade dos bacharéis em Direito. Noronha afirma que a tentativa em extinguir o exame seria um atentado à sociedade brasileira e não traria uma melhora significativa ao ensino do Direito no Brasil. O autor salienta ainda que em função da existência de inúmeros cursos de direito espalhados pelo país o exame de Ordem é uma conquista de nossa sociedade, pois avalia diretamente cada bacharel e também permite avaliar indiretamente a qualidade das faculdades e propõe que outras categorias profissionais que exerçam funções que podem trazer riscos à sociedade também deveriam se submeter à uma avaliação dos quesitos necessários para atuarem. Para Noronha, a sociedade brasileira na salvaguarda de ter à disposição excelentes profissionais deve defender a permanência do exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Pivete”

RESENHA CRÍTICA: DIANTE DA LEI (FRANZ KAFKA) 3

Fichamento informativo “Pré-socráticos: físicos e sofistas”