RESUMO ACADÊMICO CRÍTICO: ANÁLISE DAS MÚSICAS "O MEU GURI" E "DESCULPA MÃE"

Tayná Beatriz S. Alves

Resumo acadêmico crítico: Análise das músicas “O meu Guri” e “Desculpa mãe"

HOLLANDA, Chico Buarque de. Almanaque. Rio de Janeiro : Ariola/Philips, 1981.

O compositor Chico Buarque de Holanda, em sua música “O meu guri” conta a história de um garoto, tendo como eu-lírico a mãe do mesmo. Vivendo na pobreza em uma favela qualquer, a mãe conta um pouquinho das dificuldades da vida deles e o intenso desejo do jovem garoto de sair daquela triste situação. A partir da segunda estrofe, as coisas começam a mudar e de maneira implícita os versos dão a entender que para sair daquela situação o garoto entra para a vida do crime. Em nenhum momento fica evidente que a mãe sabe do “ofício” do filho, cabe ao leitor/ouvinte interpretar. Na ultima estrofe da música, o menino morre e tem a sua foto estampada no jornal. A mãe sofre inconformada e não entende o porquê do alvoroço pela morte de seu filho. Já na música “Desculpa mãe”, composta por integrantes do grupo de rap Facção Central, o eu-lírico é um filho que vive na criminalidade e pedindo perdão à sua mãe, de alguma forma a homenageia. O rapaz fala sobre as dificuldades e lutas de sua mãe contando o descaso que fazia sobre isso. Virou ladrão, matava a sangue frio, e não deu o orgulho que ela esperava. A pobre senhora fazia de tudo pelo criminoso, desde procurá-lo em lugares perigosos por preocupação e até levar cigarros e alimentos na cadeia. Certo dia, a mãe foi atrás do rapaz e acabou não aguentando, sofreu um ataque cardíaco de tantas preocupações. E seu filho, muito arrependido, pede desculpas a ela durante toda a música. Percebe-se que as duas músicas se tratam de um mesmo tema, a criminalidade devido à desigualdade social. Chico Buarque aborda o tema de maneira culta, com uma linguagem sutil e mensagens nas entrelinhas. Já os integrantes do grupo Facção Central contam esse drama com uma linguagem típica dos moradores da favela que quase não têm instrução e usam muitas gírias. Infelizmente esse tema se trata de uma realidade forte do Brasil. A falta de oportunidades e estudos desencadeia a criminalidade nas periferias do país. Mostrar a realidade em composições artísticas pode ser chocante para uns, porém é um grande passo para a conscientização da população sobre esses problemas, e o início de uma mobilização nacional para encontrar a solução e erradicar esse triste problema social. 


CARDIM, Mauro. A Marcha Fúnebre Prossegue. São Paulo: Ouver Records, 2001. 

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